Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Tenente Portela decretará situação de emergência

Reunião com representantes da Prefeitura e de entidades definiu medidas de enfrentamento aos danos provocados pelo clima. Transporte escolar está suspenso no interior.

18 de outubro de 2023
Reunião no gabinete da Prefeitura de Tenente Portela (Foto: Ascom Prefeitura de Tenente Portela)

Um encontro realizado na manhã desta quarta-feira (18), no gabinete do centro administrativo, definiu que o Município de Tenente Portela decretará situação de emergência em função dos danos causados pelo clima nos últimos dias. Participaram representantes do governo municipal e de entidades, entre elas, Emater, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e cooperativas de crédito, entre outras.

O prefeito, Rosemar Sala, comandou os trabalhos. A avaliação inicial é de que os prejuízos humanos e econômicos são consideráveis e suficientes para que seja adotada a medida. Dados do escritório local da Emater/RS – Ascar apontam que no mês de outubro, o acumulado de chuvas alcançou 400 milímetros, sendo mais de 200 milímetros somente nesta semana. Chuva, granizo e ventos fortes registrados a partir da noite de segunda, 16, provocaram estragos em praticamente todo o território do Município.

A partir da reunião de hoje, serão feitos os levantamentos quantitativos. Os registros preliminares indicam perdas agrícolas e pecuárias, em especial, nas culturas de milho e trigo; na produção de leite e em várias atividades, principalmente suinocultura, avicultura e fruticultura. Estradas também foram severamente castigadas, com ocorrência de danos também em pontes e bueiros. Parte do território do Município ainda permanece sem energia elétrica.

A Assistência Social e a Defesa Civil contabilizam ao menos 20 famílias que tiveram suas residências danificadas. Com o auxílio dos Bombeiros Voluntários foram distribuídas lonas plásticas. Neste levantamento ainda não estão contabilizados os estragos na Terra Indígena do Guarita, o que está sendo feito hoje.

Em torno de 35 famílias estão ilhadas ou tiveram suas casas alagadas. Ao menos uma família teve que ser removida para a residência de familiares, sendo que os móveis e utensílios foram levados para o Ginásio do Miraguai.

Como a maior parte das estradas apresenta condições críticas de trafegabilidade, a Secretaria Municipal de Educação decidiu suspender o transporte escolar no interior do Município. O serviço somente deverá retornar na próxima segunda-feira, dia 23.

Na cidade, o transporte segue ocorrendo normalmente. O Município monitora a situação e poderá adotar outras medidas. Em relação às famílias que foram atingidas e ainda não receberam atendimento, a orientação é que procurem a Secretaria de Assistência Social.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados