Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Uergs produz sabão ecológico para limpeza de casas atingidas pelas enchentes

Produção do material está acontecendo nas unidades de Três Passos, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul

15 de maio de 2024
Aproximadamente 550 litros serão disponibilizados nesta primeira etapa (Foto: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está desenvolvendo a produção de sabão líquido ecológico em algumas de suas unidades: Três Passos, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul. O material será utilizado para a limpeza das residências atingidas pelo desastre climático que afeta o Estado.

O principal ingrediente para a produção é o óleo de cozinha usado, que está sendo doado pela comunidade. Os demais insumos, como soda, álcool e embalagens, também são provenientes de doações via pix ou da iniciativa privada.

A produção que está sendo realizada na unidade de Três Passos será destinada ao ponto central de coleta de doações no município, junto ao Parque de Exposiçõe da FEICAP, coordenado pela Defesa Civil local. Aproximadamente 550 litros serão entregues na tarde desta quarta-feira (15), para serem encaminhados às regiões mais afetadas do Estado. Nos próximos dias, a fabricação deve continuar, junto laboratório da universidade.

“Mobilizamos professores, funcionários e estudantes da unidade para produzir o sabão líquido ecológico, além de contar com a colaboração de pessoas da comunidade, com a doação de recipientes, óleo saturado, que foi doado a partir da intermediação de um aluno egresso da instituição em parceria com o Super Colono. Foram de cinco a seis dias de trabalho nesta primeira etapa”, explica o professor Robson Bohrer, diretor regional do campus IV da universidade estadual, em entrevista especial à Rádio Alto Uruguai.

O sabão produzido na Uergs de Bento Gonçalves foi entregue nas cidades de Cruzeiro do Sul, Muçum e Roca Sales. Os itens produzidos na unidade de Santa Cruz do Sul foram entregues a 55 famílias do município, e também a 15 famílias de um quilombo em Candelária e a 30 famílias de Sinimbu. Também foram entregues galões de sabão para a Defesa Civil do Estado, contemplando outras 50 famílias.

A comunidade pode engajar a iniciativa doando garrafas ou recipientes plásticos, álcool com percentual acima de 92% e soda com percentual acima de 99%.

OUÇA A ENTREVISTA COM O PROFESSOR ROBSON BOHRER:

Entrevista com o professor Robson Bohrer (Foto: Leonardo Lucini / Rádio Alto Uruguai)

Fonte: Jornalismo - Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados