Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Pesquisa mostra Milei com 52% e Massa com 48% na eleição presidencial na Argentina

Instituto AtlasIntel divulgou nesta sexta-feira (3) novo levantamento de intenção de voto

4 de novembro de 2023
Novo presidente comandará o pais da Casa Rosada, em Buenos Aires (Foto: Turismo Buenos Aires / Divulgação)

O Instituto AtlasIntel divulgou nesta sexta-feira (3) pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial na Argentina. O levantamento mostra o candidato Javier Milei com 52% contra 48% de Sergio Massa, considerando os votos válidos. A margem de erro é de 1.7 ponto percentual.

Quando considerados os votos totais, o candidato direitista tem 48,5% e o peronista 44,7%. O instituto ouviu 3.218 eleitores em questionário on-line, entre os dias 1º e 3 de novembro. A pesquisa também apontou que 2,5% dos eleitores ainda não sabem em quem votar; que 2,9% indicaram voto em branco e que 1,4% vão anular.

O segundo turno da disputa será em 19 de novembro. No primeiro turno, em 22 de outubro, Massa terminou na frente, com 36,5% dos votos. Milei, vencedor das primárias de 13 de agosto, ficou com 30%.

A terceira colocada foi Patricia Bullrich, que terminou a eleição com a preferência de 23,83% do total de eleitores. A ex-candidata conservadora manifestou apoio a Milei.

— A urgência do tempo nos pede para não sermos neutros diante da continuidade do kirchnerismo através de Massa — disse ela em 25 de outubro.

Quem é Javier Milei
Candidato da coalização de direita La Libertad Avanza, Javier Milei é economista, se autodefine como um “anarcocapitalista” e defensor de valores econômicos “liberais libertários”.

O fenômeno Milei começou na televisão em 2015, quando conquistou bons índices de audiência como comentarista, graças a declarações econômicas inflamadas. Depois, seus comentários tomaram as redes sociais e alcançaram os jovens, que viam o discurso como novo e rebelde.

Milei trabalhou no setor privado até 2021, quando ganhou um assento como deputado por Buenos Aires integrando a recém-formada coalizão Liberdade Avança. Desde então, sacudiu o tabuleiro do bipartidarismo argentino e dominou a agenda midiática com comentários que chocam o status quo.

Quem é Sergio Massa
Com mais de 30 anos de carreira política, Sergio Massa é o atual ministro da Economia na Argentina. Advogado de profissão, com 51 anos e caráter conciliador, ele fez acordos com empresários, sindicatos e com o Fundo Monetário Internacional (FMI). No entanto, não conseguiu controlar a inflação, a principal preocupação dos argentinos.

Em 2015, Massa disputou pela primeira vez a presidência, mas foi eliminado no primeiro turno das eleições, que acabaram sendo vencidas pelo direitista Mauricio Macri.

Entre 2007 e 2008 e, depois, entre 2011 e 2015, foi prefeito da cidade de Tigre, nos arredores de Buenos Aires, pela aliança da então presidente Cristina Kirchner. Mas, alguns anos depois, afastou-se dela até que, em 2019, aliou-se novamente à ex-presidente, eleita naquele ano vice-presidente.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações de GZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados